"Basta você aceitar e respeitar a condição do outro"

M. V., tem 21 anos e é heterossexual. Confira a entrevista que ele nos concedeu sobre como encara a questão da diversidade sexual e como é a sua convivência com pessoas de condições sexuais diferentes da sua.

O que você pensa a respeito de ter amizades de outra condição sexual?
A princípio eu achei uma coisa muito estranha. Claro, como toda coisa nova, a gente tem um certo preconceito, mas depois eu fui vendo que não tinha nada de mais, que cada um escolhe o que quer. Atualmente, eu não vejo nenhum problema. Já tive muitas barreiras com pessoas de outras orientações, mas atualmente eu respeito pra caramba, e eu acho que tem de ser assim.

Você tem muitos amigos homossexuais e/ou bissexuais?
Eu não tenho muitos, mas e posso dizer que alguns que são significativos. Não que eles sejam os meus melhores amigos, mas têm uma importância. Também não são aqueles que eu não falo e tal. Eu realmente tenho convivência normal.

"mas depois eu fui vendo que não tinha nada de mais, que cada um escolhe o que quer"

E como é a sua relação com eles?
É uma relação bem tranquila. Um chegou pra mim e admitiu. Na verdade, eu não esperava que ele fosse. Ele chegou pra mim e falou que era bissexual. Eu achei bem estranho na hora, mas eu vi que a nossa amizade era uma coisa muito maior e que isso não ia interferir em nada. Claro que eu achei estranho, mas isso acabou não
atrapalhando. Porque eu acredito que, se ele me respeitar, se ele não forçar a barra, porque ele sabe da minha orientação, se ele respeitar a minha orientação, eu respeito a dele também.

E você já chegou a sofrer algum tipo de preconceito por ter amigos homossexuais e andar com eles?
Formalmente não, mas claro que sempre tem algumas. Até porque os amigos que eu tenho, homossexuais e bissexuais, são discretos. Talvez se as pessoas soubessem que eles são realmente e eles se assumissem, eu acho que com certeza eles sofreriam algum preconceito e, por tabela, eu também sofreria. Mas eu não cheguei a sofrer preconceitos muito fortes por ter eles como amigos.

"Ele chegou pra mim e falou que era bissexual. Eu achei bem estranho na hora, mas eu vi que a nossa amizade era uma coisa muito maior e que isso não ia interferir em nada"

Por que você acha que existe esse tipo de preconceito com a pessoa que tem um amigo com outra condição sexual?
Na lógica de algumas pessoas, se você é amigo, você também é um deles. Nem sempre é assim, claro. É como eu já disse: basta você aceitar e respeitar a condição do outro. Você aceitar não quer dizer que vai aderir. São duas coisas completamente diferentes. Uma coisa é você saber conviver, saber respeitar, e outra coisa é você ter que aderir, e uma coisa não necessariamente leva à outra.

O que você acha do que as pessoas falam pejorativamente?
Pra mim, até certo ponto, depende. Quando tem um teor ofensivo, até eu me sinto um pouco incomodado. Mas quando são piadas que não têm nenhum teor ofensivo, eu levo numa boa. Se fosse comigo, eu levaria numa boa. Mas, quando a pessoa se sente ofendida, claro que ela tem o direito de reclamar.

"basta você aceitar e respeitar a condição do outro. Você aceitar não quer dizer que vai aderir"

E como você vê a questão da homofobia?
Eu vejo como uma coisa a ser superada. Eu vejo como uma tendência cada vez menor. A gente vê muita coisa violenta acontecendo ainda, mas eu sinto que, tudo bem, eu tenho apenas 21 anos, mas, por exemplo, desde a minha adolescência, vem regredindo muito. É o que a gente ouve falar. E eu acredito muito na tendência que cada um vai saber respeitar a condição do outro. Basta a gente olhar pra trás, pros
nossos antepassados, e ver que isso, a princípio, era uma coisa inaceitável e hoje, se comparado com antes, é bem mais aceitável.

Leave a Reply