Quem Somos


Criada no ano de 2007, a LIGA Experimental de Comunicação é um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). A LIGA surgiu da iniciativa dos próprios alunos do curso, que viam a necessidade de uma Agência de Comunicação que tivesse uma relação ativa com a sociedade e com projetos da própria universidade.

Desde que foi inaugurada, a LIGA trabalha através de parcerias com Organizações Não Governamentais (ONGs), Movimentos Sociais e Projetos da própria UFC. O objetivo da Agência é suprir demandas de comunicação que não podem ser bancadas pelos parceiros. Tudo isso através de práticas de diálogo e vivência acadêmica.

A escolha das parcerias sempre é voltada à necessidade de trabalhar com demandas práticas na área da comunicação, através da união das habilidades específicas dos campos do Jornalismo e da Publicidade e Propaganda.

As iniciativas da LIGA tencionam trabalhar os conhecimentos de sala de aula em comunhão com debates, oficinas, reflexões e práticas, de uma maneira que o Ensino possa estar em sintonia com a Pesquisa e a Extensão.

No primeiro ano de funcionamento do projeto, a Agência trabalhou com 6 parcerias: ONG Terramar, Projeto Acessibilidade, Movimento dos Conselhos Populares, Grupo de Estudos da Relação Mídia e Infância (GRIM), Núcleo de Economia Solidária (NUSOL) e Liga de Nefrologia (Projeto do Curso de Medicina da UFC).

Em 2008, a LIGA trabalhou de maneira mais próxima com um parceiro: o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Já no ano de 2009, a Agência teve três parcerias: o Instituto de Juventude Contemporânea (IJC), o Grupo de Identidade, Televisão e Cultura (GEITEC) e a ONG Aldeia.

No ano passado, a marca da LIGA foi a diversidade nas parcerias propostas. A Agência trabalhou ao lado da Semana de Comunicação da UFC e do Centro de Assessoria Jurídica Universitária (CAJU).

Ainda em 2010, o projeto participou de ações pontuais, como a cobertura de uma palestra do jornalista Caco Barcellos na UFC. A LIGA também foi convidada para produzir o informativo Beija-Flor durante os nove dias do Festival Nordestino de Teatro (FNT) em Guaramiranga.

A LIGA está agora em seu quinto ano de funcionamento e, em 2011, desenvolve a ação PALAVRAS DE LIBERDADE, que tem como mote discutir de que maneira a comunicação pode atuar na garantia dos direitos básicos do homem. Essa reflexão é feita através de cinco ciclos, que relacionam a comunicação a temáticas como Meio Ambiente, Juventude, Violência Urbana, Diversidade Sexual e Inclusão Digital.

Visite o nosso blog: www.liga.ufc.br