Os diferentes pontos de vista dos telespectadores

Continuação do post anterior
Por: Iane Lara, Saulo Luckas e William Santos

              Lucileide Magalhães, 42, é telespectadora assídua de jornais policiais. O programa que mais assiste é o Barra Pesada. Ela acompanha esse tipo de noticiário “para ficar informada do que está acontecendo” e vê nisso um modo de se prevenir da violência.     
            “Tem uma coisa que eu não gosto muito: quando passa [matérias] sobre morte”, conta a dona de casa. No entanto, ao comparar o seu jornal preferido aos outros noticiários policiais de Fortaleza, Lucileide defende que ele não desrespeita os Direitos Humanos. Ela menciona, por exemplo, que o telejornal não permite que cenas fortes sejam expostas.


"Os jornais policiais servem para alertar, principalmente na questão das drogas”
            Para Lucileide, os jornais policiais “servem para alertar, principalmente na questão das drogas”.  Para ela, à medida que se expõem as consequências do crime, como assassinatos, prisões e morte, os jovens são advertidos sobre o perigo de se envolverem com essas práticas. “Acho que [os programas policiais] contribuem para diminuir a violência”, conclui.
            A dona de casa vê os noticiários policiais como uma ferramenta nas mãos do poder público no combate a violência. Ela cita o exemplo de uma reportagem que denunciava o caso de jovens que se estavam usando drogas e se prostituindo no entorno do Centro Cultural Dragão do Mar. “Depois da transmissão da matéria, a Polícia e o Juizado de Menores foram ao local tentar solucionar o problema. Ficaram mais atentos”.  
           
Informação é o suficiente

            Já Lívia Pereira, 24, não é telespectadora de programas policiais. Mesmo já tendo assistido algumas vezes, ela diz que não vê necessidade de exibirem cenas com determinados conteúdos. A informação bastaria para deixar a população a par do que acontece. “Já assisti aos programas Barra Pesada, Rota 22 e Cidade 190. Na minha opinião, saber de um acidente ocorrido em uma região para onde vou é suficiente para me fazer pensar em optar por uma rota alternativa, assim como saber do aumento do número de assassinatos em um bairro pode me fazer ter mais cuidado ao ir ao local ou evitar ir ao local”, explica.
         “Eu não preciso ver pedaços do corpo da pessoa que sofreu o acidente ou da pessoa que foi assassinada espalhados na rua para tomar esses cuidados. Quem precisa? Não vejo utilidade pública na exposição dessas cenas às pessoas em horário nenhum, muito menos no horário de uma refeição. Uma falta de respeito em dose dupla”, completa.

 “Eu não preciso ver pedaços do corpo da pessoa que sofreu o acidente ou da pessoa que foi assassinada espalhados na rua para tomar esses cuidados.

            Lívia considera que todos os programas policiais têm uma abordagem sensacionalista e política. O que os diferencia são características que ela julga serem próprias de cada um. “O programa Barra Pesada, para mim, é o único que chega a ter um certo caráter de ‘agente social’, já que alguns quadros visam relatar os problemas da população, confrontando o poder público, pedindo soluções e acompanhando os resultados. O Cidade 190, por sua vez, parece mesmo ser uma vitrine para que candidatos a cargos públicos fiquem expostos diariamente aos olhos do público fantasiados de ‘defensores da sociedade’”, sentencia.
         “De forma alguma esses programas atuam no combate à violência, tampouco contribuem para banalizá-la. Nem poderiam, afinal, esse é o produto que eles vendem. Daí o sensacionalismo”, teoriza Lívia.
        Ainda em relação à contribuição dos programas policiais televisivos no combate à violência, a jovem se questiona, já que afirma não ter visto reais benefícios na prática. “O combate à violência é feito com ações que visam diminuir os números das ocorrências, como fazem as campanhas contra o armamento e contra a ingestão de bebidas alcoólicas por motoristas, por exemplo. Essas ações têm números que comprovam sua eficácia, mesmo que tímida, no combate à violência”, arremata. 

Leave a Reply