Em Fortaleza, uma das principais atividades do fim de semana é aproveitar a praia com os familiares e amigos. A repórter Lívia Priscilla resolveu visitar a Praia do Futuro e a Beira Mar para conferir como anda a orla da cidade.
Na Praia do Futuro, o que logo chama a atenção é a estrutura de algumas barracas, que possuem decoração temática e oferecem serviços como massagem, piscinas e apresentações musicais. Ao me aproximar da faixa litorânea, vi que a praia estava cheia de gente em toda a sua extensão. Havia crianças brincando na areia e pessoas se bronzeando ou tomando banho no mar. Alguns até levaram o animal de estimação para aproveitar a praia também.
Na Beira Mar, constatei que o maior atrativo é o famoso Calçadão, margeado por barracas mais rústicas em frente a um mar mais calmo que o da Praia do Futuro. Apesar de toda a beleza local, a presença de esgotos despejados no início da faixa de areia compromete a qualidade da água e é um risco para os banhistas, que aproveitam seu momento de lazer em meio a pontos de sujeira.
Parece que a maioria dos banhistas dispensa a preocupação com a balneabilidade das praias, ou seja, ignoram saber se são próprias para o banho. Não há sinalização nas praias indicando os pontos próprios e impróprios para banho. Para os mais desatentos, pode ser considerado que toda a extensão da praia fortalezense é própria para banho, fato que não é verdadeiro, de acordo com a Semace.
O que a Semace informa?
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulga, semanalmente, em seu endereço eletrônico, um boletim informando os pontos próprios e impróprios para banho das praias cearenses. Este boletim é integrante do Programa de Monitoramento da Semace e as referências que determinam a balneabilidade das praias estão baseadas nas Resoluções Nº 274/ 2000 e Nº 357/2005 do CONAMA, Conselho Nacional de Meio Ambiente.
Em Fortaleza, as coletas são realizadas em 31 pontos, distribuídos em três setores: Setor Leste, que compreende a Praia de Caça e Pesca até o Farol do Mucuripe; Setor Centro, do Iate a Indústria Naval do Ceará; e Setor Oeste, do Marina’s Park Hotel a Barra do Ceará. No último boletim, divulgado no dia 30 de setembro de 2011, foram apontados 21 pontos próprios para banho.
A SEMACE aconselha que se evite tomar banho após a ocorrência de chuvas de maior intensidade. É recomendado também que se evite nadar ou praticar esportes náuticos em locais com manchas de coloração vermelha, marrom ou azul-esverdeada. Cabe ao banhista ficar atento à quais áreas são propícias ao banho a fim de poder aproveitar a praia sem maiores riscos à saúde.
Lívia Priscilla