LIGA visita a cooperativa Pirambu Digital


Na tarde da última sexta-feira (28/10), a LIGA Experimental de Comunicação visitou a Cooperativa Pirambu Digital, localizada no bairro de mesmo nome, para promover um Grupo de Discussão sobre o tema Inclusão Digital e Comunicação. O evento faz parte do IV Ciclo do Palavras de Liberdade e integrou ainda as atividades da XX Semana de Comunicação da UFC – Comunicação, política e mídias digitais: o pensamento divergente na era das Convergências, que aconteceu de 25 a 28 de outubro.
A Cooperativa Pirambu Digital foi fundada em 12 de janeiro de 2006, por jovens que se formaram em cursos técnicos regulares promovidos pela parceria entre o Instituto Federal do Ceará (IFCE), o movimento Emaús e a LG Electronics. “O Pirambu Digital é um empreendimento tecnológico sem fins lucrativos, mas com caráter comercial. Oferecemos serviços de tecnologia da informação e comunicação, gerando renda e promovendo projetos sociais para o bairro”, explica João Paulo Lima, um dos sócios fundadores e atual diretor comercial da cooperativa.


O olhar da experiência

Dentre os serviços oferecidos pelo Pirambu Digital, destacam-se o desenvolvimento de softwares, a manutenção de hardwares e os treinamentos e cursos ministrados na área da informática. Leonardo Rodrigues, estagiário da área de softwares, destaca a importância que a experiência na cooperativa teve em sua vida. “Eu faço Física na Universidade Vale do Acaraú e através do curso promovido pelo projeto É Jovem, dei um foco para o que eu realmente queria. O bom daqui é que eles dão a formação e depois podemos nos tornar sócios.”
Quem também está no estágio profissionalizante na cooperativa é o estudante Fernando Henrique, da escola pública Ícaro de Sousa Moreira. “Antes do Ensino Médio eu não sabia nem acessar o e-mail. Agora tenho muito conhecimento e me sinto mais preparado para atuar na área da informática”.
Adriano Alves da Silva, colega de sala de Fernando, atua na área de treinamento, dando cursos para as crianças do bairro. “Apesar da procura pelo software e hardware ser maior, vi na área do Treinamento uma oportunidade. Aqui dou aulas de informática para as crianças. Elas exigem muita atenção. Criança no meio da rua não aprende nada. O projeto tira o olhar deles da violência do bairro”.


Inserção nas redes sociais
Outro ponto discutido na roda de conversa foi o uso das redes sociais na atualidade. A estudante do 4º semestre de Publicidade e Propaganda e integrante da LIGA experimental de Comunicação, Agda Sarah Sombra, falou sobre a utilização das redes sociais pela maioria dos estudantes de comunicação. “A gente acessa twitter, facebook mais de cinco vezes por dia. Somos viciados”, declara entre as risadas dos outros estudantes que concordam com a afirmação.
Fernando diz usar as redes sociais mais como ferramenta de entretenimento, considerando positiva a limitação imposta por algumas escolas no acesso as redes. “Tem gente que age de má fé. Acho que a limitação é uma forma de controlar isso”. João Paulo concorda com Fernando, explicando como se dá essa dinâmica no Pirambu Digital. “Para o ambiente cooperativo algumas redes sociais são prejudiciais à produção. Então, também preferimos efetuar o bloqueio”.


Mudanças no Bairro

Diante das ações da cooperativa, o bairro Pirambu ganha nova visibilidade. “Mais comércio, geração de recursos, mais pessoas procurando informações depois do término do Ensino Médio. Tudo isso contribui para o progresso da comunidade”, afirma João Paulo.
E há ainda a importância que a inclusão digital garante no exercício de direitos cidadãos. “Agora sou conhecedor. Posso exigir meus direitos”, afirma Leonardo. “Com a informatização de recursos, quem está no meio digital tem mais facilidade. Antes eu perdia muito tempo no telefone, agora resolvo tudo pela internet”, conclui João Paulo.

Confira mais sobre a ação da Cooperativa Pirambu Digital no site: http://www.pirambudigital.com.br

One Response so far.

  1. Anônimo says:

    Good day! Do you know if they make any plugins to assist with
    SEO? I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeing very good results.
    If you know of any please share. Appreciate it!

    My homepage - http://www.houstoncriminallawyers.com/houston-criminal-defense/sexual-abuse/

Leave a Reply