"Por uma Inclusão acessível" - Parte I

Você acompanha a partir de hoje a série "Por uma Inclusão acessível", que traz, a partir de experiências e relatos de vida, as histórias de pessoas que lutam diariamente para fazerem parte do mundo digital. Na abertura da série, conheça um pouco sobre a situação dos idosos em Fortaleza ao se deparam com as novas tecnologias que cercam nossa vida e com a necessidade de manuseá-las.

A reportagem é de Luana Barros.


A melhor idade para fazer parte

Parece ser muito comum associar os avanços tecnológicos à juventude, mas as inovações são um desafio e fazem parte do cotidiano de pessoas em diferentes fases da vida. Cada vez mais, dependemos das máquinas eletrônicas, seja para subir vários andares de elevador, para retirar dinheiro do banco ou para se comunicar com quem está longe (ou bem próximo, em alguns casos). Com toda essa necessidade de interação, sem perceber, essas tecnologias, além de melhorias óbvias, podem propiciar um novo tipo de exclusão: a digital.

Para Liduína Pinheiro, de 60 anos, a exclusão se dá principalmente a partir das diferenças de idade. “A nova geração já nasceu nessa era digital, cresceu brincando em computador, videogame, diferente da minha, que ainda está aprendendo a mexer.” Assistente social aposentada, ela admite não ser exímia conhecedora do mundo da informática. “Tento passar pelo menos uma hora por dia, para conseguir aprender cada vez mais e quando preciso, peço ajuda a amigos, vizinhos”, revela. 

Liduína vive os desafios da inclusão
Em Fortaleza, com o objeto de incluir digitalmente a população, a Prefeitura municipal criou, há cinco anos, o Centro de Referência do Professor. Destinado primordialmente a formação de professores municipais em informática educativa, o espaço estende seu atendimento à população. Associado a um projeto social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o Khouse, o Centro busca a democratização do acesso aos computadores e à Internet. Parte desse projeto é desenvolvido especificamente para a melhor idade, o Khouse Raízes do Brasil.

Zaira Maria de Araújo, professora de informática há 13 anos e coordenadora do projeto há cerca de um ano e meio, destaca a importância que a inclusão digital tem para os idosos. “Com o avanço da tecnologia é importante o idoso ter conhecimento dos seus direitos, ter acesso a comunicação, a leitura de jornais, revistas, porque ele mesmo vai adquirindo conhecimento”, diz.


Zaira: as dificuldades de incluir idosos no meio digital

“Incluir digitalmente, para mim, é colocar o idoso no mesmo patamar, até porque ele também é um cidadão e tem os mesmo direitos que uma pessoa jovem ou adulta tem”, completa Zaira.


Amanhã, você confere a continuação da série numa entrevista sobre as dificuldades que deficientes visuais enfrentam no meio digital. Não perca!

Leave a Reply